quarta-feira, 18 de junho de 2008

mozart



Música, Numerologia e Gematria
"Para conseguir aplausos, é preciso escrever algo tão insignificante a ponto de poder ser cantado por um cocheiro, ou tão ininteligível que agrade precisamente porque ninguém de bom senso é capaz de compreendê--lo." Mozart ao pai

A nUmerologia à semelhança Mozart.
Ainda que estejam na música implícitas, estas doutrinas aparecem mais fortemente ligadas a práticas religiosas e culturais, influenciando até a arquitectura e a arte. São problemáticas as diversas interpretações que um número inteiro pode ter , consoante as conotações próprias da cultura de proveniência.
Para Mozart, a franco-maçonaria e o Cristianismo estão na origem das doutrinas básicas subjacentes à numerologia. O ramo da Maçonaria a que Mozart pertenceu, considerava a tradição egípcia a principal fonte de sabedoria, sendo a escolha de alguns números inteiros influenciada pela aritmética egípcia. Tanto o número 3 como o número 6, têm uma conotação masculina, contudo, o 3 era mais importante, por estar associado às tríades maçónicas. Já os números 5 e 8 estão associados à feminidade, enquanto que 7 e 18 têm implicações sagradas.
Para os Mações, o número18 assume particular relevo, devido à propriedade (conhecida dos egípcios) de o perímetro de um rectângulo 6 x 3 ser numericamente igual à sua área. Para um mação, 18 também comandava o tempo, pois consideravam que o dia começava às 18 horas.
O sistema numerológico atrás referido controla todos os aspectos da Flauta Mágica (ópera composta por Mozart um ano antes da sua morte). Inclusive, a própria data da estreia desta ópera foi meticulosamente escolhida. Realizou-se em 1791 (1 + 7 + 9 +1 = 18), no dia 30 7embro ( 30 de Setembro ), que para um mação como foi Mozart, correspondia a 1 8bro ( 1 de Outubro ), começando ainda o espectáculo às 18 horas.
Outro exemplo, também relativo ao 18, diz respeito à personagem Sarastro. O seu papel na ópera é controlado de modo significativo por este número. Aparece na cena final do 1º acto num carro triunfal puxado por 6 leões, o leão simbolizava o sol. Sarastro tem 18 participações cantando em 180 (18x10) compassos, e cada uma das suas duas áreas tem melodias de 18 notas. Além disto, os sacerdotes de Sarastro ( que eram 18 ) intervêm com seis linhas de texto que ocupam 18 compassos, com 4 compassos no fim para permitir que as últimas palavras sejam cantadas 3 vezes no fim.
Mozart também usou a gematria na Flauta Mágica, tanto em palavras como em frases de texto, fazendo corresponder números inteiros aos nomes das pessoas que participaram na ópera.

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